Mínimas Coisas

Banalidades Cotidianas

Richard Stallman e a Computação nas nuvens

Olá povo…

Richard Stallman, uma das figuras mais emblemáticas do cenário opensource mundial, fez novas críticas aos sistemas de computação online conhecidos como computação nas nuvens…

O alvo da vez foi o Google OS, segundo Stallman utilizar o Google OS é estupidez… de uma forma geral, ele coloca em “cheque” a segurança dos dados armazenados online. Stallman afirma que o termo “Computação nas nuvens” poderia, facilmente ser substituído por “Computação descuidada”

segue abaixo um trecho de uma repostagem publicada no site da revista INFO que fala sobre as declarações de Stallman:

“Embora o Chrome OS seja projetado com base no sistema GNU/Linux criado por Stallman, para ele o sistema do Google “não traz as aplicações usuais, e foi montado para impedir e desestimular a instalação de aplicativos”, afirma.

Além disso, Stallman alerta que fazer uso extensivo da computação em nuvem é “pior que a estupidez”, pois significa que você perderá o controle sob seus dados. Ele alega que este tipo de sistema força o usuário a armazenar os dados em um lugar desconhecido e sem o conhecimento de quem está por trás dos controles.

“Acredito que muitos continuarão a se mover para a computação descuidada, pois um trouxa nasce a cada instante. […] No entanto, enquanto conseguirmos manter nossos dados sob nosso controle será o melhor caminho para a privacidade. E é melhor que isso seja mantido ou então esta opção pode desaparecer”, completa Stallman.”

bom, é claro que as preocupações de Stallman quanto a segurança dos dados fazem sentido… mas segurança é um treco que depende muito do usuário além do mais, para certas aplicações, a segurança não é assim tão relevante…

Dizer que usar sistemas nas nuvens é estupidez me parece meio generalista e não leva em consideração todos os pontos analisáveis…

Eu não me arriscaria a armazenar dados extremamente sigilosos no google docs por exemplo (A menos que minha mãe administrasse os servidores do google)  mas existem casos onde essa ferramenta é uma “mão na roda” , um exemplo é o compartilhamento de trabalhos acadêmicos..

Mas estamos falando de Richard Stallman não é mesmo…? e se uma declaração desse cara não gerar polêmicas então não é uma declaração de Stallman… kkkk…

Anúncios

dezembro 16, 2010 - Posted by | Geral

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: