Mínimas Coisas

Banalidades Cotidianas

Conhecimento

Força é igual o produto da massa pela aceleração. Peso não é massa, peso é o produto da massa pela aceleração da gravidade. Gravidade é a força que os astros exercem sobre os corpos que estão próximos a eles. Todos os corpos do universo se atraem, inclusive você e eu, você e qualquer um destes objetos que lhe rodeiam, essa é a lei da gravitação universal: dois corpos quaisquer do universo se atraem com uma força tal que é igual ao produto da massa destes corpos dividido pelo quadrado da distancia entre eles e multiplicado por uma constante universal cujo o valor aproximado é 6,67 x 10-11. Essa lei é bastante semelhante à uma outra lei da natureza, a lei de Coulomb,que determina a força de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas, só a constante que é diferente: 9,0 x 10⁹…

Um pêndulo simples oscila com um período tal que é determinado pelo dobro do número pi vezes a raiz quadrada do comprimento deste pêndulo dividido pela aceleração da gravidade local. (quem dera se pudêssemos usar essa relação matemática para entender a oscilação do caráter de um ser humano)

  • Pi é um número irracional obtido pelo quociente entre a medida de uma circunferência e o seu diâmetro. Circunferência é um conjunto de pontos equidistantes de um ponto central.
  • Ser humano é um animal bípede, de descendência primata que provavelmente será o responsável pela extinção de todos os seres vivos deste planeta, inclusive ele mesmo.
  • Caráter é uma característica humana que está relacionada ao seu nível de ética. Ética ééé… Bem, é difícil demais conceituar ética. Deixemos a ética pra lá, todos à deixam de lado mesmo.

Literatura é uma forma de arte. Não me pergunte o que é arte, Este é mais um elemento do vasto conjunto formado pelas coisas/fenômenos que eu ignoro. Deste conjunto também fazem parte o amor, eu mesmo, o universo…. Pergunte à Picasso o que é arte e ele dirá que arte é uma mentira que revela a verdade, pergunte à sua mãe o que é arte e ela dirá que arte é o que você fazia quando era pequeno. (Algumas mães podem dizer que arte é o que você faz até hoje.) Voltando à literatura, eu me arriscaria a dizer que literatura é uma forma que os seres humanos encontraram para expressar seus sentimentos, expor seus pensamentos, contar uma história (real ou não) e tudo isso por meio das mais variadas estruturas/métodos/técnicas linguísticas: aliteração, metáfora, ironia, metalinguagem, etc…

  • Metalinguagem é a coisa falando sobre a própria coisa…
  • É uma poesia que fala sobre poesia,
  • É uma pintura que retrata uma pintura
  • É Tânia falando sobre a beleza das flores e a plenitude do amor.

Amor… eu já disse que amor é uma das coisas cujo o conceito eu ignoro, ultimamente tenho me contentado apenas em senti-lo. Isso basta. Assim como me basta também sentir Deus nos mínimos detalhes da natureza, como na dilatação anômala da água. As substancias se dilatam quando submetidas à variações de temperatura. O valor dessa dilatação depende do coeficiente de dilatação. Coeficiente de dilatação é uma grandeza característica de cada substância. Em geral, os corpos se dilatam aumentando seu volume quando a temperatura aumenta. Mas a água quando a temperatura varia de 0 a 4 graus célsius ela reduz o seu volume, diferentemente das demais substâncias. Essa propriedade particular da água explica porque a água congela de cima para baixo e não de baixo para cima.

Se a água congelasse de baixo para cima, os rios e lagos de regiões muito frias, ficariam completamente congelados no inverno, isso seria muito prejudicial à vida em ambientes aquáticos. E se você se lembra das teorias evolucionistas que sugerem que a vida primitiva só existia na água então você pode imaginar porque a dilatação anômala da água pode ter sido tão importante para o desenvolvimento da vida na terra. A natureza está cheia de detalhes geniais como estes que fazem toda a diferença. Detalhe Genial = Deus. Já que falei de Deus, aprendi que existem tantas definições para Deus quanto pessoas tentando defini-lo. Aprendi (aceitei) também que todas elas estão corretas.

O carbono é o principal constituinte dos compostos orgânicos. O DNA é uma molécula orgânica. O DNA é a molécula que carrega nossas informações genéticas. Molécula é um conjunto de átomos que se unem por meio de uma ligação covalente. O átomo é a unidade estrutural da matéria. Os átomos se ligam para adquirir estabilidade. Uma ligação entre átomos é chamada de ligação química. As ligações químicas podem ser iônica, covalente ou metálica. Os átomos se ligam ou se separam por um processo chamado reação química. As reações químicas originam novas substancias. As “novas substancias” produzidas em uma reação química são os produtos, as substancias originais de uma reação química são os reagentes. As reações químicas podem absorver ou liberar energia. Uma reação nuclear libera uma absurda quantidade de energia, absurdo foi o que o que o homem fez de posse dessa informação.

As células são as unidades estruturais da vida. Um conjunto de células constitui um tecido, um conjunto de tecidos constitui um órgão, um conjunto de órgãos constitui um sistema e um conjunto de sistemas constitui um indivíduo.

Um conjunto de indivíduos com características semelhantes formam uma espécie, um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie forma uma população, um conjunto de populações formam uma comunidade. Um ecossistema é composto por uma comunidade mais os fatores abióticos do meio. Fatores abióticos é o conjunto dos seres não vivos.

A maioria das populações crescem até que o meio ambiente ofereça resistência a este crescimento. O homem, através da medicina e da tecnologia desenvolveu várias formas de burlar a resistência do meio.

  • Medicina é a ciência da cura e prevenção de doenças
  • Tecnologia é a aplicação dos conhecimentos ciêntificos à produção de artefatos diversos para as mais variadas finalidades.

Se, sobre uma determinada população, deixa de agir a resistência do meio, então temos um sério problema ecológico. Mas acho que a natureza (genial natureza) encontrou uma forma de limitar o crescimento das populações humanas, e as vezes com auxilio do próprio homem (Terremotos,  tempestades, guerras, fome… ).

Conhecimento… de que nos valem tanto conhecimento, se ainda não aprendemos respeitar as diferenças de nossos semelhantes… se ainda somos predadores de nossa própria espécie.

  • Predador é um ser que destrói outro violentamente…
Anúncios

junho 21, 2011 - Posted by | Geral

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: