Mínimas Coisas

Banalidades Cotidianas

Estou Lendo

Eu, Robô – Isaac Asimov

AS TRÊS LEIS DA ROBÓTICA

  1. Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão,permitir que um ser humano sofra algum mal.
  2. Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
  3. Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e a Segunda Leis.

Robbie
Isaac Asimov

O conto narra a história de Robbie, um robô programado para cuidar de uma garotinha, Glória, porém ele era o amigo que ela sempre quis. Grace Weston (mãe de Glória), não aceitava mais a idéia do robô estar tão ligado a sua filha, porque com ele, ela não fazia questão de ter outros amigos. A mãe também achava que Robbie poderia representar um perigo para sua filha. Sendo assim, ela fez de tudo para tentar convencer seu marido, George, que o convívio de Robbie com sua filha já não era mais satis…

Brincadeira de Pegar
Isaac Asimov

Powell e Donavan foram enviados até Mercúrio para fazerem um relatório sobre a viabilidade de abrir uma Estação Mineira do Lado Iluminado com novas técnicas e robôs modernos.Speedy, o robô mais importante da dupla, se perdeu em órbita quando foi ordenado a procurar selênio para manutenção das fotocélulas para sobrevivência dos astronautas.Os dois precisavam encontrar Speedy, e com isso encontraram outros robôs da primeira expedição para guia-los até p local do selênio onde o robô estava.Encontra…

Razão
Isaac Asimov

O conto escrito por Isaac Asimov, especialmente no capítulo três, Razão, do livro Eu Robo, narra a história de Powel e Donovan humanos que se encontram em uma Estação Espacial realizando testes e checando o funcionamento de um novo robô, de nome Cutie. Entre devaneios dessa viagem espacial, Cutie se opõe e não responde mais as ordens dadas por Powel e Donovan. Cutie acredita que ele é um ser superior e que não foi construído por seres humanos, seguindo e servindo apenas o que ele chama de Mest…

Pegar o Coelho
Isaac Asimov

Pegue Aquele Coelho! Mike Donovan trabalha com robôs que são equipados para realizar o trabalho de mineração nos asteróides. O conto começa com uma discussão entre ele e seu chefe Gregory Powell acerca de testes realizados com tais robôs e o conseqüente medo deles em serem despedidos da U. S. Robôs. O robô Dave, não dando conta de seu trabalho passa por testes matemáticos e depois foi sabatinado com questões de julgamento e ética, os mais complexos problemas do mundo dos robôs. Percebem probl…

Mentiroso!
Isaac Asimov

O conto relata a história de um robô RB-34 de nome Herbie, esse robô é diferente dos demais, pois ele conseguia ler os pensamentos dos humanos. Os personagens Alfred Lanning, Peter Bogert, Susan Calvin e Milton Ashe tentam descobrir o erro na forma como Herbie foi construído, mas enquanto eles não conseguem obter sucesso, obedecendo às leis da robótica, que diz que um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que sofra algum mal, o robô inventa algumas mentiras para deixar os h…

Pobre Robô Perdido
Isaac Asimov

O Pequeno “Robot” PerdidoO Robozinho PerdidoO Pequeno Robô Desaparecido “Pobre robô perdido” é um conto que está inserido no livro “Eu, robô” de Isaac Asimov, e conta o caso de um robô que simplesmente sumiu. Porém preocupações mais sérias atordoam Susan Calvin, uma robopsicóloga, quando Dr. Peter Bogert e o Major-General Kallner contam a ela que o robô desaparecido não era um robô normal, e sim um dos três robôs que tiveram a Primeira Lei da Robótica modificada. Entrevistando o físico Gerald B…

Fuga!
Isaac Asimov

O Cérebro, um supercomputador da US Robots, recebe a incumbência de resolver um problema matemático, que possibilitaria a construção de uma nave interestelar. Esse desafio porém, havia danificado irreparavelmente o computador da empresa rival. Havia a dúvida de se a empresa concorrente pretendia realmente encontrar a solução do problema, mediante atraente remuneração, ou apenas causar a quebra do Cérebro. O Cérebro possuia circuitos emocionais cerebrais, e era capaz de dedução, assim, Susan Ca…

Prova
Isaac Asimov

Durante um jogo de interesse político, um candidato acusa o outro de ser um robo, sendo que na época do conto robos não habitavam a Terra nem podiam conviver com os humanos. Ele alegva que o condidato de oposiçao era Robo pois nunca dormia nem comia. Depois de espalhar a notícia na mídia e todos quererem saber se ele realmente era um robo ele decide provar que não é através através de um discursso, um robo não pode bater em um humano, então durante o discursso um homem aparece e pede para ele o …

O Conflito Evitável
Isaac Asimov

… O conto inicia-se no gabinete particular de Stephen Byerley que é quem nos conta a história.Inicialmente nos é descrita uma lareira mecanizada que está presente no gabinete,o gabinete é onde Stephen o coordenador conversa com a sua convidada Dr. Susan Calvin, da U.S Robôs e Homens Mecânicos S.A, esse levanta vários problemas durante a conversa como: a superprodução na empresa World Steel, o atraso na construção do canal do México,a deficiência de produção nas minas de mercúrio de Almaden e…

Li Recentemente:

  • Cruz e souza, o negro branco (Paulo Leminski)
  • Leite Derramado (Chico Buarque)
  • Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)
  • Feliz Ano Novo (Rubem Fonseca)
Anúncios

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: